A Prefeitura de Ipixuna através da Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (SEMPA), vem criando força tarefa no Município para atender a demanda de trabalhadores que vivem no setor primário, incluindo a Classe do setor pesqueiro de Ipixuna.
Entre os dias 07 a 19/10 a SEMPA ouviu os pescadores artesanais do Município para entender os desafios para manter o sustento da família e o abastecimento de feiras e mercados na nossa cidade.
Os pescadores ouvidos pela secretaria contaram que mesmo com a parceria da Prefeirura de Ipixuna que ajuda no preço do combustível, os aumentos nos preços de outros produtos estão preocupando a categoria, que para não aumentar o preço do pescado, diminui o lucro e traz prejuízo no final do mês.
“Ultimamente a gente gasta mais do que ganha. A gente continua porque somos muitos teimosos, e gostamos dessa profissão e mais é pela sobrevivência mesmo”, contou um dos pescadores.
Outro pescador afirmou que quando saem para pescar, precisam trazer, por obrigação, 200kg de peixes, sem contar o gelo.
“Nas próximas semanas estaremos voltados para as reivindicações desses trabalhadores. É certo de que já estamos em alerta para atuar e concluir de forma especial para para que venham acontecer as manutenções necessárias e atualização do setor pesqueiro de Ipixuna.” Disse o secretário da pasta, José Almeida.
“Nossa meta é que o consumir e o agricultor/pescador estejam satisfeitos, não adianta um lado satisfeito e o outro insatisfeito. Vamos trabalhar para alinhar essa situação”, finalizou o secretário.