Prefeitura de Ipixuna promove programação especial para o Outubro Rosa

A Prefeitura de Ipixuna, por meio da Secretaria de Saúde, deu início ao Mês de Luta Contra o Câncer de Mama – Outubro Rosa nesta sexta-feira, dia 15, com um grande evento que ocorreu das 8h às 12h, no Ginásio Poliesportivo.
O Movimento Mundial Outubro Rosa é uma Campanha realizada no mês de Outubro, simbolizada pela cor Rosa e tem como objetivo conscientizar as mulheres sobre a importância dos exames preventivos de mama e colo de útero.
Na programação, além de sorteios, lanche, Massagens relaxantes e imunização as participantes tiveram palestras ministradas pelo Dr. Adairton sobre o Câncer de Colo de Útero e Câncer de Mama. Também foi abordado em palestra ministrada pela Nutricionista Vanicléia Barbosa o tema: Alimentação Preventiva.
A secretária de Saúde, Maria Alcliener, parabenizou as mulheres que estiveram presentes no evento e que apoiam o mês de prevenção ao câncer de mama. “Outubro Rosa não seria diferente. Nós mulheres sabemos que temos que dedicar um tempo para nosso cuidado. Não podemos deixar a prevenção de lado, temos que ser exemplos e levar informação aquelas mulheres carentes de informação que precisam saber que o câncer de mama descoberto em fase inicial a cura é mais fácil”, falou a enfermeira e secretária de saúde municipal, Maria Alcliener.
O evento contou com a presença do vice prefeito Rodrigo Saraiva e dos vereadores: Paula Augusta (coordenadora da AB), Sidrana Albuquerque, Ivanete Cordeiro, Marta Zacarias, Elton Almeida e Ananias Correia. As Secretárias: Maria Vilany (Secretária de Educação), Socorro Monteiro (Secretária de Ação Social) Josineide Barroso (Secretária de Cerimonial). E também a Enfermeira Coordenadora da Saúde da Mulher, Daniela Rodrigues. Representantes do Conselho da Saúde: Rute Farias e Maria Fernandes.
A ipixunense Maria Silva contou sua experiência no evento, “Tudo lindo nesse evento a prefeita e o vice estão de parabéns, tudo maravilhoso, as palestras muito bem explicadas” contou.
O movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde os anos 90. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.
#outubrorosa
#Compartilhe