Nos dias 1, 2 e 3 de maio de 2025, foi realizada, na aldeia Flecheira, localizada no rio Tucumã, município de Eirunepé/AM, a I Assembleia Geral dos Povos Indígenas da Calha do Juruá. O evento reuniu lideranças indígenas de diversos povos, representantes das prefeituras dos municípios de Ipixuna, Eirunepé além de instituições públicas e representantes do movimento indígena local.
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) esteve presente por meio do servidor Alfredo Honório da Silva Neto, além da liderança indígena Marlene Kulina, atual presidente da Organização dos Povos Indígenas do Juruá (OPIJU). O encontro contou ainda com participação das lideranças indígenas de 4 Municípios calha do Juruá.
A Prefeita de Ipixuna, Paula Augusta, enviou uma delegação oficial para representar o município. A comitiva foi composta por todas as lideranças indígenas e caciques das aldeias de Ipixuna, incluindo a vereadora indígena Neca Kulina e o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Bonfim Almeida.
Segundo o secretário Bonfim Almeida, os principais temas debatidos durante os três dias de assembleia foram: melhorias na saúde indígena, avanços na educação diferenciada e ações voltadas à proteção territorial, com destaque para as denúncias de invasões em terras indígenas sob responsabilidade da Funai.
Outro ponto relevante da assembleia foi a demanda, por parte de todos os caciques presentes, pela realização de novas eleições para a diretoria da OPIJU. Após intensos debates e articulações entre os municípios e as lideranças indígenas, decidiu-se pela manutenção da atual presidente, senhora Marlene Kulina, e pela renovação parcial da diretoria da organização.
Prefeitura municipal de Ipixuna – O trabalho continua!







