Gestores da saúde de Ipixuna buscam parcerias e melhorias para o Município na capital

0

Pesquisadores (FMT-HDV) em reunião com o diretor do hospital de Ipixuna

O Diretor da Unidade Hospitalar de Ipixuna Edson Fidelis e a Secretária de Saúde de Ipixuna, Maria Alcliener, participaram de encontros em Manaus com grupos de pesquisadores da Fundação de Medicina Tropical – Heitor Vieira Dourado (FMT-HDV) para firmar parcerias institucionais voltadas para Doenças de Chagas, Arboviroses e Acidentes Ofídicos.

A Dra. Maria das Graças Barbosa pesquisadora do grupo de doença de Chagas e Leishmania está auxiliando com toda sua equipe técnica de profissionais médicos as pessoas que foram acometidas no surto agudo de doença de chagas em Ipixuna.

Como surgimento dos casos de dengue no município foi firmado parceria com a Dra. Regina Maria Pinto de Figueiredo da gerência de Virologia, que incluirá Ipixuna em sua pesquisa de Vigilância Epidemiológica molecular de arbovirus emergentes e reermegentes: Zika, Chikungunya e Dengue, afim de ampliar e melhorar o diagnóstico das arboviroses.

Dra. Cristina e diretor do hospital de Ipixuna, Edson Fidelis

Visando melhorar o atendimento a população ipixunense que sofre com acidente de cobras, foi solicitado apoio institucional do departamento de ensino e pesquisa – DENPE da FMT-HDV, na pessoa do Diretor e pesquisador Dr. Wuelton Monteiro apoio na Descentralização do tratamento antiveneno nos acidentes ofídicos na zona rural e urbana do município de Ipixuna.

“As parcerias são muitos importantes pois quem ganha é a população. Trazer pesquisadores com experiências internacional para contribuir com doenças que antes não existia no município e poder realizar melhoramento no atendimento aos ribeirinhos que sofrem com os acidentes ofídicos. Isso, realmente é pensar na saúde da nossa população”, informou Edson Fidelis.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade